Por DM SUDOESTE - GO
O prefeito Aleomar Rezende destaca que foi dado mais um passo importante sobre a luta pela duplicação da BR-364/060, de Jataí para Mineiros, até o município de Rondonópolis (MT). Após aprovação da minuta do Plano de Outorga pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), os documentos foram encaminhados para o Ministério dos Transportes e, posteriormente, seguirá para o Tribunal de Contas da União. A expectativa é de que o leilão ocorra no primeiro trimestre de 2025.
O projeto dessa concessão conta com investimentos estimados em R$ 6,8 bilhões ao longo dos próximos 30 anos, no qual visa melhorar a infraestrutura de uma rota que é importante para agro brasileiro. A concessão abrangerá 490,065 km de rodovias e incluirá a duplicação de mais de 45 km de pistas, além da implementação de diversas melhorias, como 179,6 km de faixas adicionais, 13,5 km de vias marginais, 11 travessias em nível, 23 acessos, 30 pontos de parada para ônibus, quatro passarelas, 21 passagens de fauna e três caixas para contenção de materiais perigosos.
Ao celebrar a aprovação, Aleomar frisou que, como prefeito, depois de tantas idas e vindas, esforços e participações em Brasília e em audiências públicas, finalmente renova-se a esperança de duplicação da BR-364/060. “Como prefeito, fiz a minha parte. Seguimos na esperança de que haverá, sim, a duplicação completa, a fim de valorizar essa região do agro e de indústrias. Mineiros é o único município no mundo que produz o chester. Somos um centro acadêmico. A duplicação desse trecho é fundamental para Goiás, o Centro-Oeste e o Brasil”, afirmou.
De acordo com o que foi exposto por ele, com essa concessão haverá melhoria na infraestrutura para fluir o transporte de produção, que é grande na região, além de preservar vidas. “ Aqui é um trecho de muito fluxo e que ocasionalmente acontecem acidentes com prejuízo de vidas e materiais”.