Por DM SUDOESTE
A convenção do diretório municipal do MBD em Jataí, realizada no último sábado (20), confirmou o nome do agropecuarista Evandro Vilela como pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo prefeito Humberto Machado.
Evandro já havia se afastado da presidência do sindicato para concorrer às eleições em comunicado divulgado ainda no dia 4 de julho: “Tenho convicção de que os problemas concernentes ao setor agropecuário só alcançarão soluções no âmbito político. Para isso precisamos estar ativamente participando desse processo”, escreveu. “Acredito que se a oportunidade veio a mim devo recebê-la como missão”, acrescentou.
Com a confirmação de Evandro, as chapas que concorrerão nas eleições majoritárias no munícipio já estão praticamente definidas.
Em junho o vice-prefeito Geneilton Assis, pré-candidato pelo PL, anunciou que a advogada Flaviane Scopel, do Republicanos, aceitou caminhar ao seu lado na disputa pela prefeitura. O acordo entre eles foi fechado em Brasília (DF), com chancela do senador Wilder Morais, presidente regional do PL. Informações de bastidores dão conta de que no acerto teriam sido incluídas a cessão de quatro secretarias ao Republicanos em caso de vitória, nas urnas, do postulante do PL.
Flaviane era pré-candidata à prefeita e sua parceria com Geneilton – atual vice-prefeito, porém rompido com o gestor emedebista – simboliza uma inédita união entre a oposição local que, na prática, ganhou mais força na última semana, quando foi revelada reunião entre membros – incluindo dirigentes e vereadores – do PL, do Republicanos e até do Progressistas.
O agronegócio – um setor de grande força e relevância no município, parece está dividido em Jataí. Uma parte apoia Geneilton Assis e outra parte apoia o Humberto Machado, que agora tem como companheiro de chapa um líder do agra.
Como Humberto Machado é considerado um político difícil de ser derrotado — já foi eleito cinco vezes —, as oposições tentam somar forças para enfrentá-lo. Por isso a dobradinha entre Geneilton Assis e Flaviane Scopel.