Por Mais Goiás
Começam as projeções para as eleições de 2026 e, no plano proporcional, o MDB faz uma aposta estratégica na primeira-dama de Mineiros, Ana Paula Rezende, que também desempenha funções como secretária de Saúde e Assistência Social do município. Com experiência consolidada em gestão pública e reconhecimento pela atuação local, ela surge como pré-candidata a uma vaga na Assembleia Legislativa com perspectiva de reforçar a bancada feminina na Casa.
A aposta em Ana Paula Rezende está diretamente relacionada à força política de Mineiros, administrada pelo marido, Aleomar Rezende. Reconhecido como um dos prefeitos mais bem avaliados do Brasil, com índices de aprovação superiores a 96%, conforme atestou a pesquisa Fortiori, ele consolidou a liderança na região e ampliou a base de influência política no estado. Nas eleições municipais de 2024, essa popularidade se traduziu em números expressivos: foi reeleito com quase 80% dos votos, um dos maiores percentuais do país.
Como secretária de Saúde e Assistência Social, Ana Paula desempenha papel crucial na gestão. Seu protagonismo está alicerçado em resultados concretos na administração pública. À frente da Secretaria de Saúde, ela implementou o Programa Fila Zero, que acabou com a espera para exames e cirurgias em Mineiros.
O município, que ostenta a terceira melhor saúde do estado, está prestes a inaugurar a tão aguardada Clínica de Hemodiálise e a ampliação do Hospital Municipal, projetos que reforçam o compromisso da gestão com atendimento de qualidade.
Ana Paula também desempenha papel fundamental nas áreas de habitação e assistência social. Ao lado do prefeito Aleomar Rezende, já foram entregues 550 novas moradias de um total de 1.200 unidades projetadas para combater o déficit e garantir dignidade às famílias mais vulneráveis.
Em parcerias estratégicas com a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, ela implementou projetos sociais que amparam os segmentos mais vulneráveis do município.
Em julho deste ano, Ana Paula Rezende foi agraciada com a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera durante solenidade na Praça do Chafariz, no Centro histórico da cidade de Goiás. O evento contou com as presenças do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama Gracinha Caiado.
Aliados apontam que esses resultados reforçam a capacidade administrativa de Ana Paula e justificam os incentivos para que entre na disputa política estadual.
Além da experiência prática, Ana Paula também traz uma formação acadêmica robusta. Odontóloga e bacharel em Direito, sua trajetória multidisciplinar fortalece a imagem como uma candidatura feminina técnica e bem qualificada, capaz de representar o Sudoeste Goiano com destaque.
Caso a candidatura seja confirmada, Ana Paula Rezende poderá ocupar uma posição estratégica no projeto de fortalecimento do MDB em Goiás. O partido tem como prioridade alavancar os planos de liderança do vice-governador Daniel Vilela, que disputará o Governo do Estado.
Ao mesmo tempo, o MDB goiano dá suporte local ao governador Ronaldo Caiado (UB), que alicerça a candidatura presidencial em 2026, e à primeira-dama Gracinha Caiado, pré-candidata ao Senado. Nesse cenário, Ana Paula aparece como liderança para ampliar o alcance do partido em uma região-chave do estado.
A atuação social de Ana Paula no município e o alto índice de aprovação do prefeito Aleomar Rezende são trunfos para uma campanha estadual que exigirá articulação de políticas e estratégias eficazes para ampliar o nome da primeira-dama de Mineiros em outras regiões do estado.
Para o MDB, Ana Paula representa uma combinação de renovação política e sucesso administrativo, atributos fundamentais para responder às demandas de um eleitorado cada vez mais exigente. A aposta em seu nome pode ser vista como parte de um movimento mais amplo de fortalecimento do partido, ao unir lideranças regionais fortes a um projeto político estadual coeso.
A partir da “vitrine” de Mineiros, o MDB estadual terá o mote da “capacidade de gestão” para apresentar ao eleitorado e, com isso, robustecer a pré-candidatura do vice Daniel Vilela.
Ao projetar Ana Paula Rezende como uma das principais representantes do partido no Sudoeste Goiano, o MDB já dará os primeiros sinais de sua força para o pleito de 2026, oportunidade em que será protagonista.